Rotineiramente, novos empreendedores tentam buscar por oportunidades de negócios em suas áreas de atuação. Por conta disso, é comum que surjam dúvidas sobre as melhores medidas que devem ser tomadas. Sabendo disso, a BRWorking separou algumas dicas que podem ajudar no sucesso dos empreendimentos.
Leia também: Como ter um endereço comercial se tornou ainda mais importante na quarentena
Para aqueles que ainda estão bem no início dessa empreitada, é importante ter conhecimento sobre o valor investido inicialmente. A partir desse dado, é possível saber o cálculo de retorno do investimento, o que significa reconhecer o momento em que os lucros compensarão o investimento. Para que os valores sejam bem calculados e reflitam a realidade do negócio, é importante que todos os gastos sejam considerados e registrados, indo desde aquisição de equipamentos até o registro em órgãos competentes.
Saiba quais são as outras recomendações para novos empreendedores
Organize e controle as finanças: esse requisito corresponde a responsabilidade do empreendedor, que por sua vez deve ter um controle diário das finanças. Para ajudar nessa tarefa, é possível criar uma planilha em que ficarão registradas as receitas e despesas do negócio. Desse modo, é possível identificar gastos desnecessários e reduzir os custos.
Estabeleça o pró-labore: o pró-labore é a remuneração do trabalho feito pelo sócio, gerente ou profissional. Ao estabelecer o valor dessa retirada, o empreendedor precisa se lembrar de que o lucro obtido pela empresa deve ser calculado de forma correta, considerando os gastos diretos e indiretos no período. Além disso, é necessário ficar atento ao modo como o valor líquido é destinado, uma vez que deve ser considerado as obrigações futuras da empresa. Dessa maneira, é possível se precaver em caso de eventuais quedas nas vendas, algo comum no início de um empreendimento.
Finanças empresariais não são finanças pessoais: apesar de parecer simples, é importante ressaltar que as duas coisas devem ser separadas. Por isso, não transfira o capital da empresa para o seu patrimônio pessoal, uma vez que isso pode gerar uma desorganização nas finanças.
Conte com a colaboração de outros profissionais: empreender sozinho é um caminho extremamente difícil, por isso, é indicado buscar auxílio de outros profissionais. Essas pessoas podem ser especializadas em áreas nas quais o empreendedor não possui tanta afinidade, o que por sua vez poderia resultar em muitas dores de cabeça.
Leia também: Como cultivar um bom networking profissional em tempos de crise?
BRWORKING
A BRWorking começou no final de 2016 com o objetivo de oferecer, para pequenas, médias e grandes empresas, além de profissionais autônomos e empregadores, toda a facilidade de um escritório corporativo, completo com design e localização privilegiada. Com o conceito de coworking boutique, a BRWorking é o espaço ideal para empresas e profissionais independentes que valorizam a inovação, a criatividade e a troca de experiências. Conheça nosso Instagram, Facebook e LinkedIn!